sexta-feira, 7 de outubro de 2016

EMEI – ENCONTRO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DE ITAJUBÁ


Pelo décimo ano seguido aconteceu em Itajubá o Encontro de Mocidades Espíritas de Itajubá - EMEI, uma iniciativa do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor – NEFA. O tema desse ano foi: “Enquanto isso...”.
O objetivo desse tema foi proporcionar algumas reflexões com os jovens sobre o que acontece na vida dele e o que tem sido feito enquanto isso. A principal reflexão refere-se ao fato dele participar desses eventos como o EMEI, e, no decorrer do ano, o que ele tem feito, enquanto espera pelo próximo encontro? “Enquanto isso”... o que acontece?
O EMEI desse ano foi especial, por tratar-se do décimo encontro. Uma ideia que teve como protagonistas os coordenadores da Mocidade “Fonte Viva” do NEFA-Itajubá, Edmilson Marmo Moreira e Eliângela, mais conhecida como Lili.
No primeiro EMEI, a ideia inicial era reunir os ex participantes da Mocidade desse Centro para comemorar o aniversário da sua criação, que ocorreria em setembro daquele ano.  Ao contrário do que se esperava, ao invés de acontecer o encontro entre os ex participantes, aconteceu a chegada de vários jovens, inclusive de outras cidades, demonstrando a necessidade de se criar um encontro oficial entre mocidades na região.
Nesse EMEI inicial houve a presença de 28 jovens, e aconteceu no espaço de lazer da fábrica Mahle Metal, em Itajubá. No segundo ano o número de jovens aumentou para 35. O terceiro aconteceu na área de lazer de outra fábrica, a Helibrás – fábrica de helicópteros, com a presença de 28 jovens. Para o quarto, foram 34 jovens e aconteceu nas dependências da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá – FEPI. Para o quinto encontro pensou-se em uma proposta mais ousada, realizá-lo em dois dias, com os jovens dormindo no local do evento, no caso, o Sítio Sonho Meu, na cidade de Piranguinho, bem próxima de Itajubá, com 30 jovens. A partir desse encontro todos os demais vem acontecendo em dois dias. No sexto foram 56 pessoas, no mesmo sítio. A partir daí percebeu-se que o local não comportaria mais jovens, devido ao número de inscrições que só crescia ano a ano. No sétimo foram 73 pessoas entre jovens e pessoas mais adultas. Ocorrendo então na Escola Estadual Antônio Rodrigues de Oliveira – Polivalente, em Itajubá. Nesse mesmo local aconteceram os demais, o EMEI 8 com a presença de 74 pessoas e o EMEI 9 com a presença de 76 pessoas e o desse ano, com 56 pessoas.
Um fato interessante decorrente desses encontros foi o surgimento de novas ideias, advindas dos próprios jovens. Desde 2013 ocorre o EMEC – Encontro de Mocidades Espíritas no Carnaval. Acontece na cidade de Pouso Alegre, com a participação das mocidades da região. Houve também a criação da Mocidade Itinerante, quando, trimestralmente, as mocidades se visitam, com encontros e atividades descontraídas, alegres, mas com caráter doutrinário. Esse projeto recebeu o nome de “Jornada 459 – Juventude Espírita da estrada da Evangelização”, o número refere-se à BR 459, que liga as cidades onde o projeto acontece. 
Cada EMEI tem um tema específico para ser desenvolvido com atividades, estudo e muita discussão, com um aprendizado para a vida toda. Esse ano quando os jovens entraram no local do encontro, perceberam que estavam entrando num inusitado cenário:  um charmoso vilarejo com diversos ambientes como Biblioteca, Cinema, Parque, Hotel, Restaurante, Centro Espírita, Universidade, com vagas limitadas, horários de funcionamento. Tudo  funcionava  a  partir  de  uma  ‘bilheteria’  para  que  todos  os  jovens  pudessem  visitar  todos  os ambientes. Havia  uma tarefa  secreta: desvendar os  mistérios que envolveram um jovem, uma família desesperada, e que  descortinava a solução de um crime. Isso  movimentou  de  forma  dinâmica  e  curiosa  todos  os envolvidos. Os jovens ficaram entusiasmados em tempo integral. Foi inusitado!  Foi criado um ‘caso’ e nos dois dias do encontro, foram espalhadas pistas, dicas, sugestões, algumas falsas, a fim de confundir os detetives e outras verdadeiras, mas em códigos. Foi um encontro divertido, diferente e muito, muito emocionante! 
Para cada jovem que tem participado desses encontros, ou os que ainda não conseguiram se inscrever, vale dizer que essa emoção, expressa em 4 letras, não é apenas EMEI... é... AMOR!
"Vem, vem, vem você também... ser feliz como ninguém... Geração EMEI que faz... todo mundo vibrar a paz" - Visite nosso sonho: http://encontroemei.weebly.com
MOCIDADE ESPÍRITA FONTE VIVA
NÚCLEO ESPÍRITA FRATERNIDADE E AMOR – NEFA
Av. José Santana Rodrigues 414 – Bairro Boa Vista Itajubá
Reuniões aos sábados 16:30 – entrada franca.







Coordenadores Edmilson e Lili (NEFA)







ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...