terça-feira, 6 de agosto de 2019

CONICE 2019 – A Interpretação Espírita à Luz da Ciência


Allan Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas como entidade científica e não religiosa. Dedicou-se a pesquisas exaustivas e fundou a Revista Espírita para divulgação ampla e sistemática dos resultados dessas pesquisas. Sua coragem serviu de amparo e estímulo aos cientistas que, surpreendidos pela realidade dos fenômenos fizeram os primeiros rasgos na cortina de trevas que cercava as mais imponentes instituições científicas. (Herculano Pires, 2018)
Quando as crenças espíritas estiverem vulgarizadas, quando forem aceitas pelas massas, dar-se-á com elas o que se tem dado com todas as ideias novas que encontraram oposição: os sábios se renderão à evidência. Eles a aceitarão individualmente, pela força das circunstâncias. (A. Kardec – introdução de O Livro dos Espíritos).
Por muitos séculos na história da humanidade, os saberes vigentes eram do domínio ora da Religião, ora da Filosofia, ambas em contraponto à Ciência. Muitos outros séculos se passaram e a cisão inevitável aconteceu. (...) É chegado o momento dos saberes Científico e Espiritual se complementarem para proporcionarem ao ser humano, acima de tudo, o bem-estar espiritual e existencial. (C.E. Accioly Durgante, 2013).
Baseado nas observações acima e dando continuidade à incentivação à pesquisa de temas Espíritas, foi realizado o 6º CONICE – Congresso de Iniciação Científica Espírita em 04/08/2019 no CEFEC – Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade em Itajubá.


Este evento é realizado sob a coordenação das AME’s (Aliança Municipal Espírita) de Santa Rita do Sapucaí e de Itajubá, com o apoio do 23º CRE – Conselho Regional Espírita.
São objetivos do CONICE:
- incentivar o desenvolvimento da vocação para os campos da ciência nos centros espíritas, por meio de participação em projetos de pesquisa;
- possibilitar a divulgação dos trabalhos de pesquisa realizados por frequentadores de estudos em casas espíritas;
- promover a iniciação científica nas casas espíritas como alternativa pedagógica para a obtenção do conhecimento.
Para este 6º CONICE houve uma inovação: além dos artigos de pesquisa, foi aberto espaço para as crianças começarem seu desenvolvimento de pesquisadores, dentro das limitações delas, amparadas pelos evangelizadores das Casas onde frequentam.
Foi oferecida também a oportunidade para os Centros apresentarem um relato de trabalho desenvolvido na Casa ou relato sobre o Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus. Pode ser apresentada ainda uma resenha de um livro espírita ou de um poema espírita.
Pretende-se abranger um maior número de pessoas para se tornarem, além de leitoras, também escritoras, produtoras de seu próprio trabalho literário, produtoras de conhecimento.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
A saga do planetinha azul” – narração do livro infantil de Isabel Scoqui pelas crianças evangelizandas do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor, juntamente com as evangelizadoras Bruna e Vanessa Emygdio;



“Bingo em: Vida Nova para Zé Mutreta” – resenha de livro infantil por  Pedro Oliveira Urbanavícius do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA;

“Bem-aventurados os misericordiosos” capítulo X de O Evangelho Segundo o Espiristimo – resenha por Leonardo Oliveira Urbanavícius do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA;
“Eu, poema, Eu poeta e o Autor!” – poema de autoria de Dardier Ruas de Aquino do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA;
“Análise da adequação das Casas Espíritas de Minas Gerais em Relação ao Plano FEB 2018/2022” – artigo apresentado por Vladas Urbanavícius Jr do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA;
“Contribuições de William Denton aos Estudos dos Fenômenos Espíritas” artigo apresentado por Cremildo Martins Freitas do grupo de pesquisa AFE-RIO – Associação Física e Espiritismo da cidade do Rio de Janeiro;
“Sensibilidade Magnética do Perispírito” – artigo apresentado por Carlos Gomes, representando o grupo de pesquisa AFE-Itajubá (grupo parceiro da AFE-RJ).

Ao final das apresentações os expositores puderam responder perguntas do público presente.

Público presente
Expositores
Alessandra (presidente do CEFEC); Edson (presidente AME-Itajubá) e Vladas (presidente do CRE)
A presidente do CEFEC Alessandra Lemos fez a prece final e o evento foi encerrado com a aprovação dos presentes que entendem que o Movimento Espírita precisa resgatar sua parte científica, o que exige pesquisa, determinação e divulgação, conforme Kardec exemplificou.
Os artigos na íntegra podem ser encontrados em www.conice.org.br
REFERÊNCIA
DURGANTE C. E. A. e AGUIAR P. R. D. C. Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol. 2 Porto Alegre: Mira Editora, 2013.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos trad. J. Herculano Pires 82. ed. São Paulo: LAKE, 2017.
PIRES, J. Herculano Ciência Espírita e suas implicações terapêuticas 7. ed. São Paulo: PAIDEIA, 2018.






ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...