domingo, 14 de outubro de 2018

SETEMBRO AMARELO 2017



SETEMBRO AMARELO é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Essa campanha ocorre no mês de setembro, desde 2014. Foi iniciada no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Centro Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Mundialmente o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da Causa e, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Assim, valorizar a vida tornou-se uma questão de saúde pública.
Nos últimos 12 anos, a taxa de suicídio da população de 15 a 29 anos de idade subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002, para 5,6 em 2014 (perfazendo quase 10%).
Como forma de colaborar de alguma forma com essa prevenção, a UEM – União Espírita Mineira elaborou o Projeto “Vencer na Vida é Viver”. A proposta é humanizar e sentimentalizar as abordagens e informações sobre o suicídio, levando à reflexão, conscientização e consolo a todos sobre a seriedade do problema.
Esse projeto é promovido pela Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) da UEM-COFEMG (Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais), embasado no Evangelho de Jesus, nas obras de Allan Kardec e na psicografia de Chico Xavier.
O suicídio foi em 2012 a segunda maior causa de morte de jovens no mundo. Estima-se que até 2020 possa ocorrer um incremento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo. Esse tipo de morte já ultrapassa o número de óbitos por homicídios e guerras combinados.
Os Centros Espíritas ligados ao 23º CRE – Conselho Regional Espírita da região sul estão aderindo a essa campanha com palestras, exibição de filmes, cartazes e discussões a respeito.



JOVENS SE REÚNEM NO 12º EMEI


Atualmente não raro são observados alguns comportamentos de jovens que preocupam suas famílias e a sociedade em geral, tanto na questão de opções para caminhos perigosos, quanto pela falta de vontade de querer viver ou falta de motivação para algum trabalho ou estudo.

Procurando contribuir com um mundo melhor, a  começar pelos jovens, o Núcleo Espírita Fraternidade e Amor – NEFA, promove há 12 anos o EMEI – Encontro de Mocidades Espíritas de Itajubá.  

Nesse ano de 2018 o evento ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues de  Oliveira (Polivalente) nos dias 29 e 30 de setembro com o tema DOZE.


Esse tema faz pensar que poderia se tratar do número de encontros ocorridos, ou então uma referência aos 12 apóstolos de Jesus, mas o seu significado, na verdade, era bem mais profundo e necessário. 
Num tempo em que as pessoas se agridem por opiniões diferentes, em que as pessoas tiram suas vidas sem muita reflexão, em que as famílias se desfazem sem muita lamentação, pensou-se em falar de amor, de fraternidade, de desapego, de humildade, por isso DOZE significa 12 passos para ser feliz! 
Durante todo o encontro, foi realizada uma grande caçada. Os passos eram inseridos em enigmas nos estudos, nas atividades, nas dinâmicas, com buscas no próprio local e nos arredores. 

  


Os grupos iam anotando as pistas à medida que eram encontradas. No final do encontro cada grupo apresentou os passos, que foram percebidos de formas diferentes. A proposta do evento foi cumprida e ainda superada, pois foram encontradas muito mais do que 12 palavras. 

  

As equipes participantes encontraram muitas outras que vieram corroborar a ideia inicial de que a felicidade é conquista individual e intransferível e de foro íntimo. Cada qual tem sua forma de entender, de buscar ser feliz. E o evento oportunizou isso. 



Participaram do evento dezenas de jovens da cidade e da região, como Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Paraisópolis, Pedralva e até da cidade de Tremembé, São Paulo. 
  


Na finalização do encontro os (as) participantes saíram com a comprovação de que a vida é um presente abençoado do Pai Maior. Essa certeza foi mais sentida do que mesmo verbalizada, quando se pode perceber olhos marejados, abraços apertados de despedidas, sorrisos iluminados de felicidade e a proposta íntima de uma vida melhor na escolha pela vida.
  


ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...