quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

FÓRUM LÉON DENIS EM ITAJUBÁ


Io FÓRUM LÉON DENIS É REALIZADO EM ITAJUBÁ


Aconteceu em Itajubá, no dia 02/12/2018 o Io Fórum Léon Denis nas dependências do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – CEFEC.

Nesse evento estiveram presentes cerca de 60 pessoas que assistiram às exposições dos palestrantes convidados.
O objetivo do evento foi divulgar os livros de Léon Denis que, embora tenha sido um grande divulgador da Doutrina Espírita, ainda precisa ser redescoberto pelos (as) espíritas atuais.
O primeiro convidado a se apresentar foi o jovem William Jacob da cidade de Uberlândia. 

William Jacob

William discorreu sobre o tema: Vida e Obra de Léon Denis. Ele fez questão de enfatizar que o material mais precioso para a exposição da Boa Nova reside em cada um, chamando a todos para a responsabilidade quanto à conduta espírita, evangélica, cristã, principalmente fora de um Centro Espírita. Lembrou também que em todos os lugares e em todos os momentos se está sob a observação de alguém, fazendo referência à carta de Paulo aos hebreus 12:1 quando disse: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta".
Léon Denis nascido em primeiro de janeiro de 1846 foi um verdadeiro missionário do espiritismo, lembrou William, dizendo também que nenhum missionário é improvisado, ou seja, ele é preparado no mundo espiritual para tal tarefa a desempenhar, não importando que aqui, no mundo material, ela se inicie em idade avançada.
Ao narrar a trajetória de Léon Denis, William refere-se a ele como um autodidata apaixonado por livros desde a infância. Já na adolescência descobre O Livro dos Espíritos de Allan Kardec e acontece com ele o mesmo que a muitos seguidores do espiritismo: descobre-se espírita.
Em sua existência Denis chega a se encontrar por quatro vezes com o Sr. Allan Kardec. Denis apresentou como uma marca registrada, a preocupação com o próximo, apresentando no seu dia a dia o espiritismo em ação na prática da caridade. 
Ainda em sua exposição William ratificou o que a Doutrina Espírita ensina: o processo de construção do Espírito puro é lento e começa na observação de si mesmo, na vigilância da impulsividade. Por isso alertou a todos que não desistam de querer ser a cada dia uma pessoa melhor. 
Encerrando a sua exposição ele deixa como mensagem final, citando Denis, que toda a potência da alma reside em três palavras: querer, saber e amar. Querer com otimismo e alegria; saber, aprofundando-se nos estudos e amar servindo sempre. 

José Márcio de Almeida

O segundo expositor da manhã foi José Márcio de Almeida, vindo da cidade de Belo Horizonte e apresentando o tema: o sentido oculto do Evangelho, baseado na obra de L. Denis, Cristianismo e Espiritismo. 
Ao se procurar o sentido oculto do Evangelho encontra-se o "amor" e o "amar". O amor como substantivo, representando algo que existe e o amar como verbo de ação na Terra. 
Jesus implantou o amor e soube amar como ninguém em cada gesto, em cada palavra, em cada olhar.
José Márcio chamou a atenção para o que está escrito em Mateus 13:11 "Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas àqueles não foi dado conhecer". O Reino de Deus, explica Denis em "Cristianismo e Espiritismo, cap. IV", quer dizer perfeição, desprendimento dos bens materiais, perdão das injúrias e amor ao próximo.



O palestrante encerrou a sua fala realizando uma analogia entre os rios da região de Jerusalém e Jericó, quando o mar da Galileia recebe as águas dos rios e as distribui, por isso é farto em vida animal, enquanto que o mar morto as recebe e as retêm, daí o seu nome. Aquele que dá do que recebe tem vida e a tem em abundância, o que retém de forma egoísta o que recebe, embora esteja vivo, caminha como morto.

Saulo Monteiro


Encerrando o evento foi a vez de Saulo Monteiro do Centro Espírita Léon Denis - CELD, do Rio de Janeiro. Ele discorreu sobre o livro de Denis que dá nome ao evento: "um olhar sobre o tempo presente".Em sua reflexão, destacou o título do capítulo 5 do livro que diz que "o Espiritismo é o acontecimento dos séculos". 
Segundo Denis "o espiritismo traz o conhecimento da verdadeira constituição do homem; demonstra a existência desta forma imperecível do ser que é o perispírito, cujo papel escapa à ciência e explica a impotência da medicina, principalmente no que tange às doenças mentais e nervosas".
Uma excelente reflexão que chama a atenção de todos os espíritas para a continuidade da obra divina, assinada por Allan Kardec, o gênio celta que voltou à França para a sua grande batalha em nome do Espiritismo. 
Saulo fez também menção ao capítulo 38 do livro Caminho, Verdade e Vida de autoria de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, quando o autor espiritual interpreta a passagem de Marcos 1:38 "E ele lhes disse: vamos às aldeias vizinhas para que eu ali também pregue; porque para isso vim". Emmanuel reforça o registro de Marcos sobre a fala de Jesus que disse vir ao mundo para a pregação. Acrescenta, ainda que, para Jesus o ato de pregar significa todos os gestos sacrificiais de sua vida. 




O palestrante alertou aos presentes sobre essa passagem de Emmanuel quando diz que muitos dos que ensinam, quase sempre exibem certas atitudes quando pregam, e adotam outras em atividades diárias.
Analisando o momento da sociedade atual Saulo destacou que ainda se coloca o prazer como ideia central da vida, por isso a dificuldade em se desapegar. Prazer sensorial, sensual, aquele que atende tão somente aos sentidos físicos. Ele instigou a todos a vigiarem os pensamentos e atos do dia a dia, com uma "vigilância policial", conforme citado no livro de J. J. Freire, Alma Humana. Explicou ainda que uma maneira de vigiá-los é conhecê-los, identificando-os.
Saulo encerrou sua fala com a seguinte reflexão: o que estou criando com os meus pensamentos?


Público presente


O Evento oportunizou grandes reflexões, permitiu que se homenageasse esse grande Espírito Léon Denis, além de incentivar a leitura de seus livros. Todos saíram com vontade de voltar para o próximo Fórum em 2019.

Cartaz do Evento

















ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...