segunda-feira, 1 de outubro de 2018

AME-ITAJUBÁ


AME e viva melhor!
A Aliança Municipal Espírita é uma organização que congrega os Centros Espíritas de uma cidade. Centro Espírita é o local onde os Espíritas e simpatizantes se reúnem em dias e horários específicos para estudar a Doutrina Espírita, interagir com seus pares e formar uma família com irmãos e irmãs de ideal comum.
Quando se organiza uma AME, como o próprio nome já diz, forma-se uma “aliança” entre os grupos afins. Manter essa aliança firme é o dever de todas as pessoas envolvidas no Movimento Espírita.
Movimento Espírita significa todo e qualquer tipo de trabalho realizado em nome do Espiritismo. Entende-se Espiritismo o que foi trazido pelos Espíritos em nome de Jesus e organizado em livros por Allan Kardec, pseudônimo do professor francês Hippolyte Léon Denisard Rivail.
Espiritismo tem seu início em 18 de abril de 1857 quando é lançado a público O Livro dos Espíritos, a obra básica da Doutrina Espírita, na galeria d’Orleans, no Palais Royal, onde no número 13 encontrava-se a editora e livraria Dentu em Paris.
De acordo com José Herculano Pires o Livro dos Espíritos é a pedra fundamental do Espiritismo, o seu marco inicial. O Espiritismo surgiu com ele e com ele se propagou, com ele se impôs e consolidou no mundo. Antes deste livro não havia Espiritismo, e nem mesmo esta palavra existia. Falava-se em Espiritualismo e Neo-Espiritualismo, de maneira geral, vaga e nebulosa. Os fatos espíritas, que sempre existiram, eram interpretados das mais diversas maneiras. Mas, depois que Allan Kardec o lançou à publicidade, uma nova luz brilhou nos horizontes mentais do mundo”.
Dentre as inúmeras informações trazidas pela Doutrina Espírita pode-se destacar que o mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente sobrevivente a tudo. Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível e sua destruição pela morte os devolve à liberdade.
Embora essa informação não seja uma novidade, já que todas as religiões espiritualistas lhe fazem coro, o Espiritismo a explica de forma racional, aliando ciência, filosofia e religião.
Participar do Movimento Espírita é saborear esses conhecimentos milenares, é rever Jesus em suas prédicas, ladeando ombro a ombro com trabalhadores da causa espírita.
Sair de casa para participar de um evento espírita é ir ao encontro de Jesus novamente, mas, depende de cada um esse esforço e dedicação, esse “querer”, esse aprendizado.
Numa Aliança Espírita o que se aprende é a fraternidade, o estar junto, aceitando diferenças de opiniões e entendendo que a base é a mesma.
Só se aprende a conviver, convivendo, estando com o outro e fazendo desse outro, o próximo ensinado por Jesus.
Que a Aliança Municipal Espírita possa desenvolver na prática o que forma sua sigla: AME e cada Espírita se sinta responsável em manter essa chama acesa. A chama que instrui, aponta caminhos, aquece corações, incendeia, entusiasma, dinamiza a vida e lhe dá significado.
Fica aqui o apelo, sigamos Jesus, estudando Kardec, participemos dessa jornada de luz e aprendamos a amar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...