domingo, 14 de outubro de 2018

SETEMBRO AMARELO 2017



SETEMBRO AMARELO é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Essa campanha ocorre no mês de setembro, desde 2014. Foi iniciada no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Centro Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Mundialmente o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da Causa e, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Assim, valorizar a vida tornou-se uma questão de saúde pública.
Nos últimos 12 anos, a taxa de suicídio da população de 15 a 29 anos de idade subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002, para 5,6 em 2014 (perfazendo quase 10%).
Como forma de colaborar de alguma forma com essa prevenção, a UEM – União Espírita Mineira elaborou o Projeto “Vencer na Vida é Viver”. A proposta é humanizar e sentimentalizar as abordagens e informações sobre o suicídio, levando à reflexão, conscientização e consolo a todos sobre a seriedade do problema.
Esse projeto é promovido pela Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) da UEM-COFEMG (Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais), embasado no Evangelho de Jesus, nas obras de Allan Kardec e na psicografia de Chico Xavier.
O suicídio foi em 2012 a segunda maior causa de morte de jovens no mundo. Estima-se que até 2020 possa ocorrer um incremento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo. Esse tipo de morte já ultrapassa o número de óbitos por homicídios e guerras combinados.
Os Centros Espíritas ligados ao 23º CRE – Conselho Regional Espírita da região sul estão aderindo a essa campanha com palestras, exibição de filmes, cartazes e discussões a respeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...