quinta-feira, 5 de março de 2020

AMOR e TEMOR



Emmanuel, segundo Clóvis Tavares, é o nobre Espírito responsável por um grande trabalho missionário, sendo o guia espiritual do médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier. Com uma alma profundamente possuída de espírito evangélico, esse guia espiritual tem ditado inúmeras mensagens em forma de amparo espiritual, conforto e esclarecimento a todas as almas aflitas e torturadas, atendendo sempre com inefável doçura as almas necessitadas que o procuram.
Dentre os livros deixados por Emmanuel, sob as mãos abençoadas do médium Chico Xavier encontra-se o livro “Palavras de Vida Eterna”, com elucidativas mensagens evangélicas, as quais pode-se destacar a de número quatro, com o título “Amor e Temor”.
Emmanuel classifica o amor humano de imperfeito amor, porque ainda exige salários de gratidão, ou ainda, isola-se no atendimento particular de carinho, reclamando entendimento.
Ele esclarece que o verdadeiro amor é aquele que tudo ilumina e a todos se estende sem distinção. É a esse amor que se deve aprender a prestar culto.
Muitas vezes chama-se de amor aquele que procura o gozo próprio no concurso do outro. Esse, segundo o autor, é o amor egoísta disfarçado, aquele que busca a si mesmo no outro e que pode se transformar em temor, quando cheio de exigências e ciúme, crueldade e desespero. Amar assim, ao invés de sentir a alma leve e plena, leva ao despenhadeiro da amargura e da frustração.
O perfeito amor, traçado pelo Pai Celeste, como rota de aprimoramento e evolução das almas, é aquele que entende e ajuda, abençoa e sustenta sempre corações queridos, no afã da luta diária.
O desejo de ser ardentemente querido e auxiliado pelos outros constantemente, num sentimento de amor incompleto é resultante do medo.
Saber amar é desenvolver a abnegação, a ternura, a esperança incansável e o serviço incessante para que o bem vença, sabendo que se é tutelado do amor perfeito, se é amado, e muito, pelo amor equilibrado e perfeito de Jesus, o amor encarnado na Terra.
Há uma força divina erguendo a todos, e triunfa sempre, retirando as almas desgarradas, dos abismos onde se perderam, rumo aos cimos da luz.
Espíritos da envergadura de Emmanuel trazem a esperança à Terra, a certeza da continuidade da vida, da nova chance para os recalcitrantes e a fé no Deus amor perfeito, nas citações de Jesus, em sua história lúcida de amor constante.
Conforme anotado na primeira carta de João (I Jo, 4:18): “o perfeito amor lança fora o temor”. Aprender a amar e não temer a ternura, nem o bem, é o único sentido da vida.
Que as mensagens de Emmanuel trazendo novamente o Evangelho de Jesus seja o esteio para que o amor, semeado no coração de cada ser humano, encarnado ou desencarnado, predomine e o bem vença sempre, nesse mundo, rumo à regeneração.
REFERÊNCIA:
TAVARES, C. Amor e Sabedoria de Emmanuel 5. ed. Araras, S.P: IDE, 1985.
XAVIER, C. (Emmanuel) Palavras de Vida Eterna 40. ed. Uberaba, MG: Comunhão Espírita Cristã, 2017.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÊVÃO

A história de Estêvão no Evangelho começa com um diálogo entre os discípulos de Jesus que continuaram seu trabalho atendendo aos mais necess...